Aphrodite's Child foi uma banda grega de rock progressivo formada em 1968 pelo vocalista Demis Roussos, o multi-instrumentalista Vangelis Papathanassiou e o baterista Loukas Sideras.
Depois de uma tentativa frustrada para entrar na Inglaterra, a banda reagrupou-se em Paris, onde o guitarrista Anargyros "Silver" Koulouris juntou-se a eles (embora ele fosse forçado a deixar a banda devido a prestação do serviço militar, com a guitarra e baixo sendo tocados por Roussos durante sua ausência)
The Idols, We Five, Aphrodite’s Child
A biografia do Aphrodite’s Child se mescla com a do artista Demis Roussos, o vocalista desse grupo. A partir dos 15 anos de idade, quando sua família mudou-se do Egito e voltou para a Grécia, Demis participou de vários grupos musicais. O primeiro, com 17 anos, The Idols, onde Demis tocava guitarra e baixo; os outros membros dos Idols: Jo (primo de Demis), Natis Lalaitis, Nikos Tsiloyan e Anthony. Nessa época, Demis tinha de trabalhar para sustentar sua família. Já nesse grupo Demis começou a destacar-se como cantor, a partir do momento no qual foi solicitado para substituir o vocalista, que estava cansado, para cantar algumas canções (o que começou com “The House of the Rising Sun” e “When a Man Loves a Woman”).
Com o compositor Lakis Vlavianos, Roussos deu início à banda We Five, já como vocalista principal. Mas somente começou a ficar mais conhecido a partir de 1968, com a banda de rock progressivo Aphrodite’s Child, formada no Reino Unido, para a qual Demis associou-se a outros dois músicos gregos, respectivamente, Vangelis (ou Vangelis Papatanassiou) e Loukas Sideras, primeiramente como vocalista e depois também como guitarrista e baixista. Vangelis ficou como compositor principal e tecladista, enquanto Loukas cuidava da bateria. No entanto, por falta de permissão para trabalhar na Inglaterra, o grupo mudou-se para Paris, então atingida pela Revolução de Maio de 1968. O primeiro álbum foi Rain and Tears, o qual obteve tremendo sucesso e vendeu um milhão de discos apenas na França. Nos próximos anos, o desempenho do grupo foi excelente. Com a voz de estilo de ópera de Roussos, a banda passou a ter sucesso em nível internacional, inclusive com 666, o último álbum. Logo após o lançamento dessa obra, por razões diversas, decidiram acabar com o grupo. Mas antes da dissolução, o Aphrodite´s Child estourou na Europa e outros países com grandes sucessos, tais como: Rain and Tears (Compositor: Vangelis, letrista = Boris Bergman); It’s Five O’clock, I Want to Live, End of the World e Spring, Summer, Winter and Fall.
Início da carreira solo de Demis Roussos
Nesse meio tempo, o também compositor Roussos casou-se com Monique, com quem teve uma filha, Emilie. Com o apoio da gravadora Phonogram, Demis iniciou então sua carreira solo. Seu primeiro grande sucesso, não somente na França como em toda a Europa, foi We Shall Dance, lançado no verão de 1971.
Seguiram sucessos como My Reason (junho de 1971), Velvet Mornings (canção também conhecida como “Tric, tric, tric” – composta pelo grego de Atenas, Lakis Vlavianos, que também fez as composições da maioria das canções de sucesso de Roussos, tais como, My Friend the Wind e Someday Somewhere).
Em 1973, quando fez uma turnê na América do Sul, foi lançado o segundo álbum de Roussos, Forever and Ever. Canções como When I was a Kid, Goodbye my Love Goodbye impulsionaram ainda mais a carreira do cantor solo, chamado de “o Papa do pop”, que até aí já vendera dois milhões de discos. Mas isto foi apenas o começo.
Em 1974 foi o lançamento do novo álbum My Only Fascination. Nos seus três primeiros anos de carreira solo, Demis Roussos demonstrou enorme dinamismo e vitalidade. Eis o saldo de suas atividades em 1.000 dias: 380 concertos em 18 países; total de 400.000 km em viagens de avião; 100.000 km em viagens de carro; participação em 120 programas de televisão e 180 programas de rádio; participação em três festivais; gravações de 40 canções e três álbuns que consumiram 600 horas de trabalho em estúdios; recebimento de 15 discos de ouro, e, para coroar tudo, venda total de 9 milhões de discos.
Sua agenda para 1975 compreendeu cinco turnês de 45 dias em cinco continentes, e em 15 de setembro desse mesmo ano, para felicidade do casal Demis / Dominique, nasceu o filho Cyril. Foi lançado também em 1975 o álbum Souvenirs, e em 1976 o álbum Happy to Be. Até 1977 o músico já havia vendido 30 milhões de discos em nível mundial.
Discografia
End of the World (1968)
It's Five O'Clock (1969)
666 (The Apocalypse Of John,13/18) (1972)
Best Of Aphrodite's Child (1980)
Aphrodite's Child's Greatest Hits (1995)
The Complete Collection (Aphrodite's Child) (1996)
Babylon the Great (2002)
MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
End of the world 1968
FAIXAS:
1. End of the World
2. Don't Try to Catch a River
3. Mister Thomas
4. Rain and Tears
5. The Grass is No Green
6. Valley of Sadness
7. You always Stand in My Way
8. The Shepherd and the Moon
9. Day of the Fool
MEMBROS:
- Vangelis Papathanasiou / bass, keyboards
- Demis Roussos / vocals, bass, guitar
- Lucas Sideras / drums, vocals
It's Five O'Clock 1969
FAIXAS:
01 It's Five O'Clock
02 Wake Up
03 Take Your Time
04 Annabella
05 Let Me Love, Let Me Live
06 Funky Mary
07 Good Time So Fine
08 Marie Jolie
09 Such A Funny Night
MEMBROS:
- Demis Roussos / Bass, Guitars, Vocals
- Vangelis / Bass, Keyboards
- Lucas Sideras / Drums, Percussion
666 1972
FAIXAS:
CD1
1. The system
2. Babylon
3. Loud, loud, loud
4. The four horsemen
5. The lamb
6. The seventh seal
7. Aegian sea
8. Seven bowls
9. The wakening beast
10. Lament
11. The marching beast
12. The battle of the locusts
13. Do it
14. Tribulation
15. The beast
16. Ofis
CD2
1. Seven trumpets
2. Altamont
3. The wedding of the lamb
4. The capture of the beast
5. "∞" (Infinity)
6. Hic et nunc
7. All the seats were occupied
8. Break
MEMBROS:
- Anargyros "Silver" Koulouris / guitars, percussion
- Evengelio Odyssey Papathanassiou (VANGELIS) / keyboards, flute, percussion, vibes, backing vocals
- Artemios Ventouris Roussos (Demis Roussos) / bass, lead & backing vocals
- Lucas Sideras / drums, lead & backing vocals
CONVIDADOS:
- Harris Chalkitis / bass, tenor saxophone, congas, backing vocals
- Irene Papas / vocals (2:5)
- Michel Ripoche / trombone, tenor saxophone (1:2 & 2:6)
- Yannis Tsarouchis / Greek text
- John Forst / narration
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo !
Comente, opine, se expresse! esse espaço é seu!