Expandir Player



Sua enciclopédia de rock progressivo

Participe tornando-se um seguidor


Não temos links de downloads

Atomsko Sklonište, Heavy Prog, Croatia

"Atomsko sklonište" (abrigo nuclear) é uma antiga banda croata de hard rock formada na cidade de "Pula" em 1977. A banda é conhecida principalmente por suas fortes letras anti-guerra.
A história da banda começa em 1968 quando estreou no "People's Theatre" (Teatro do Povo), em Pula, uma peça intitulada "Atomsko sklonište" dirigida por "Boško Obradović". 
O enredo contou com uma escolha da poesia anti guerra mundial, incluindo dois dos poemas de "Obradović": "Kuga u Danangu" (contra Guerra do Vietnã) e "Vaclavske Namjesti" (contra a invasão da Checoslováquia, Pacto de Varsóvia). Durante vários anos "Obradović" teve uma idéia de uma banda de rock tocando músicas apresentando suas letras e em 1977 em frente ao "kafana Jadran" em "Pula", que era um local de encontro para músicos locais, ele ofereceu suas letras a um grupo de músicos. O acordo foi feito em breve e a banda "Atomsko Sklonište" foi formada oficialmente em 26 de fevereiro de 1977. A primeira formação da banda contou com "Bruno Langer" (ex-Beat Stones, Fantomi, Logaritmi, and Boomerang member) no baixo, "Sergio Blažić" no vocal, "Dragan Gužvan" na guitarra, "Eduard kancelář" nos  teclados, Saša Dadić na bateria e Rudolf Grum no backing
vocals. Blažić , Gužvan e Dadić anteriormente tocaram juntos na banda "Hush". 
Seu primeiro sucesso foi em uma apresentação na cidade de "Novi Sad" no " BOOM festival". Na primavera de 1978 eles se apresentaram no " Subotica Youth Festival" e no mesmo ano seu primeiro álbum "Ne cvikaj, generacijo" (Não Tenha Medo, Generação) foi lançado. O álbum contou com um som hard rock, com letras anti-guerra e cataclísmicos, fortemente inspiradas pela ideologia "hippie", que até na "Yugoslavia" já havia sido descartada. O álbum trouxe sucessos como "Pomorac sam, Majko", "Kinematograf našeg detinjstva" e "Ne cvikaj , generacijo" que auto-intitula a obra.
banda ganhou a atenção do públicos com as atitudes punk, estilo de roupa incomum e fotografias feitas pelo fotógrafo "Tom Stojko" de "Maribor". A banda viria a gravar uma música para a canção "Zaspao si u mojoj Kosi" da esposa de "Stojko", "Neca Falk". O segundo álbum da banda, "Infarkt" (ataque cardíaco) foi lançado com um livro de fotografias por "Stojko", e contou com sucessos  como "vozači Pakleni" e "br Djevojka . 8". Após o lançamento do álbum "Eduard Kancelar" deixou a banda devido a seus estudos e foi substituído por "Paul Bičandžić". A banda
manteve sua popularidade em suas apresentações ao vivo que contou como cenário incomum, como arame farpado e durante um concerto em "Tivoli Hall", em "Ljubljana" havia três guarda-chuvas amarelos abertos em cima do palco, referindo-se a música da banda "Žuti kišobran" (Guarda-chuva amarelo). A banda ganhou uma base de fãs leais, embora os críticos em geral não gostava das letras escritas por "Obradović". A banda gravou seu terceiro álbum "U vremenu horoskopa" (durante o tempo do Horóscopo) na península "Stoja" perto de "Pula", no "Mobile" Um estúdio móvel utilizado anteriormente pelo AC / DC. O álbum foi produzido por "John Etchells" e "Bill Ainsworth". Na época "Bilandžić" deixou a banda e formou a banda "Lilihip" e "Atomsko sklonište" continuou como um quarteto.
Em 1980 a banda gravou o álbum ao vivo "Atomska Trilogija" (Trilogia Nuclear) em um concerto em "Dom JNA" em "Pula". Em 1981 eles lançaram seu quarto álbum de estúdio "Extrauterina" (gravidez ectópica), gravado com "Etchells" e "Ainsworth" como produtores no "Super Bear Studio" localizado em um monastério nos Alpes franceses e anteriormente usado por "Elton John", "Kate Bush", "Pink Floyd", e "Van Morrison". O álbum contou com o novo baterista da banda "Zdravko Sirola". Depois que o álbum foi lançado a banda terminou a sua cooperação com "Boško Obradović". Langer tornou-se o líder da banda e compositor. Em 1982 a banda lançou o álbum Mentalna higijena (Higiene Mental), gravado no Estúdio "JAM" em Londres. O álbum contou com "Mel Collins" no saxofone como convidado. Durante o mesmo ano, a banda foi para a Flórida, onde eles gravaram o "Space Generation", álbum para o mercado externo. O álbum contou com nove canções antigas do "Atomsko sklonište" com letras em Inglês por "Dražen Met Premet". A banda lançou o álbum através da "EEC" sob o nome "Atomic Shelter". Em 1984 a banda lançou o álbum "Zabranjeno snivanje" (Proibido Sonhar). O álbum ao vivo "Jednom u zivotu" (Once in a Lifetime), gravado no concerto no "Tašmajdan Stadium" em 15 de setembro, 1984, mas só foi lançado em 1985, foi o último álbum com "Blažić" nos vocais. A banda teve uma última apresentação com ele em 21 de julho de 1986, logo depois ele morreu, em 18 de janeiro de 1987. Em 1986, "Langer" e "Gužvan" gravou o álbum com o idioma em Inglês "This Spaceship" e lançado sob o nome "Atomic Shelter". O álbum contou com músicos americanos "Wes Talton" (vocais), "Freddie Stuckey" (teclados) e "David Pressley" (bateria). O álbum contou com seis antigas regravadas canções e quatro músicas novas.

DISCOGRAFIA:
  • Álbuns de estúdio
Ne cvikaj, generacijo (1978)
Infarkt (1978)
U vremenu horoskopa (1980)
Extrauterina (1981)
Mentalna higijena (1982)
Space Generation (as Atomic Shelter, 1983)
Zabranjeno snivanje (1984)
This Spaceship (as Atomic Shelter, 1987)
Criminal Tango (1990)
East Europe Man (as Atomic Shelter, 1992)
Terra Mistica (1995)

  • Álbuns ao vivo
Atomska trilogija (1980)
Jednom u životu (1985)
Compilações
1976 - 1986 (1996)
'76 - '86 Kolekcija hitova Vol.2

  • DVD Video
Atomsko sklonište (2003)

MAIS INFORMAÇÕES:

    

Ne cvikaj generacijo 1978

FAIXAS:
1- Od Rata Do Rata 1:12
2- Ne Cvikaj Generacijo 5:07
3- Tko Će Tad Na Zgarištu Reći 2:58
4- Saznao Sam Dijagnozu 4:10
5- Umro Je Najveći Mrav 5:39
6- Pomorac Sam Majko 3:11
7- Posljednji Let Boinga 707 4:16
8- Otmica Naše Ljubavi 3:15
9- Kinematograf Našeg Djetinjstva 4:13
10- Nek Vam Je Sa Srećom 4:00

MEMBROS:
Artwork By [Cover] – Ivan Obrovac
Backing Vocals – Rudolf Grum
Bass, Backing Vocals – Bruno Langer
Drums – Saša Dadić
Engineer – Miro Bevc
Guitar – Dragan Gužvan
Keyboards, Backing Vocals – Eduard Kancelar
Lead Vocals – Sergio Blažić
Music By – Langer* (tracks: 2 to 4, 6, 7, 9), Gužvan* (tracks: 5, 8, 10), Blažić* (tracks: 2, 4, 6, 7, 9, 10)
Producer – Ivo Umek
Recorded By – Aco Razbornik
Voice [Recital], Lyrics By – Boško B. Obradović




Infarkt 1978

FAIXAS:
1- Na Proplanku Čeka Cvijet 0:42
2- Na Kraju Stoljeća 2:30
3- Infarkt 5:10
4- Rađaju Se Nova Djeca 4:20
5- Bez Kaputa 3:25
6- Djevojka Broj 8 3:10
7- Pakleni Vozači 3:15
8- Zvao Sam I Miliciju 4:06
9- Periferni Vremenoplov 3:06
10- Oni Što Dolaze Za Nama 3:32

MEMBROS:
Bass, Vocals – Bruno Langer
Design – Andrej Habič
Drums – Saša Dadić
Engineer – Miro Bevc
Guitar [Solo], Vocals – Dragan Gužvan
Lead Vocals – Sergio Blažić
Lyrics By, Voice [Recital] – Obradović*
Music By – Langer* (tracks: 2 to 7, 10), Gužvan* (tracks: 2, 6, 8, 9), Blažić* (tracks: A3 to A5, B2, B5)
Organ, Vocals – Paul Bilandžić
Photography By – Tone Stojko
Producer – Bruno Langer, Ivo Umek
Recorded By – Aco Razbornik




U vremenu horoskopa 1980
FAIXAS:
1- Ne Želim Da Te Izgubim 1:03
2- Novi Karijerista 3:47
3- Da Li Je Dozvoljeno Razgledanje Vašeg Vrta 4:30
4- Čedna Gradska Lica 3:15
5- U Vremenu Horoskopa 3:52
6- Želja Za Željom 3:28
7- Nešto Nam Holivudski Reci 3:35
8- Čuvaj Se Čistunaca I Ljudi Bez Mana 2:50
9- Generacija Sretnika 2:45
10- Gazi Opet Čizma 3:26

MEMBROS:
Artwork By [Design] – Armando Debeljuh
Bass, Vocals – Bruno Langer
Drums – Saša Dadić
Engineer [Assistant] – Tim Wybrow
Engineer [Chief] – Barry Ainsworth
Engineer [Recording] – Andy Rose (2)
Guitar – Dragan Gužvan
Photography [Front Cover] – Licio Debeljuh
Photography [Inside] – Tone Stojko, Zoran Simić, Duško Marušić
Producer – John Etchells
Vocals – Sergio Blažić
Voice [Recital] – Boško B. Obradović

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo !
Comente, opine, se expresse! esse espaço é seu!

Total de visualizações de página