Expandir Player



Sua enciclopédia de rock progressivo

Participe tornando-se um seguidor


Não temos links de downloads

Atlantis Philharmonic, Symphonic Prog, United States

A dupla "Royce Gibson" na bateria e o multi-instrumentista "Joe DiFazio" ambos de "Cleveland" nos EUA, usaram de suas sinfônicas influências como "CAMEL" e "ELP" mais com um pouco de fusion do som dos "MOODY BLUES" e o Hard Rock que tocava em meados dos anos 70 para gravar seu primeiro e único LP auto-intitulado "Atlantis Philharmonic" em 1974 pelo selo "Deutsche Harmonia Mundi". O som eclético deste álbum tem características muito próprias pelos excelentes vocais com uma mistura de Psyche e Pop além de uma guitarra afiada que lembra "ELP" no inicio ou "THE NICE" com um toque de "CAMEL". 
Mas isso não é tudo, em faixas como "Friends" , podemos encontrar alguma influência hard rock semelhante ao "URIAH HEEP", "DEEP PURPLE", arrisco até dizer como "ATOMIC ROOSTER", "ATLANTIS", além de toques atmosféricos como na incrível segunda faixa "Woodsman", que também combina algumas tendências jazzísticas, estranho, mas esta última faixa me lembra um pouco a obra-prima do "kING CRIMSON" em the Court of the Crimson King.
Os arranjos exuberantes de teclado, incluindo piano, órgão e mellotron são uma mistura variada de sons e estilos, perfeitos para o gosto dos mais exigentes fãs do rock progressivo.
Este álbum eclético com uma influência clássica (como seu nome claramente já sugere) é considerado um dos primeiros exemplos de Rock Progressive dos EUA e merece ser escutado por apreciadores.
Não foi possível encontrar o que aconteceu com os dois membros depois que a banda se desfez, apenas lançaram o álbum em cd na década de 90.
Alguns lugares consideram como Prog Symphonic, outros Psyche, com até mesmo tendências jazzísticas, porém o importante é que eles gravaram um excelente álbum que deve estar em cada coleção Prog Rock, um excelente complemento para quase todo o sub-gênero, mas muito mais perto do Prog Symphonic. Recomendadíssimo!!!

Atlantis Philharmonic 1974
FAIXAS:
1. Atlantis (5:15)
2. Woodsman (7:36)
3. Death man (5:27)
4. Fly-the-night (4:36)
5. My friend (3:59)
6. Atlas (8:15)
Total Time: 35:35

MEMBROS:
- Joe DiFazio / organ, piano, electronic piano, harpsichord, Mellotron, Moog synthesizer, guitar, bass, foot bass pedals, lead - and backing vocals 
- Royce Gibson / drums, tympani, bass drum, gong, ratchet, concert snare and backing vocals

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo !
Comente, opine, se expresse! esse espaço é seu!

Total de visualizações de página