Expandir Player



Sua enciclopédia de rock progressivo

Participe tornando-se um seguidor


Não temos links de downloads

Arco Iris, Jazz Rock/Fusion, Argentina

Arco Iris era um grupo Argentino de rock do final dos anos 1960 até o final dos anos 1970, e um dos mais influentes na história do rock argentino,  mais em maneiras do que apenas música. No inicio eram mais acústicos, a banda fez sucesso na época junto com a banda chilena " Los Jaivasdo ", fundindo rock com música popular regional, bem como uma das primeiras bandas que projetavam suas crenças através de sua música e estilo de vida (no seu caso em torno da arte de yoga ). Na década de 1980 Arco Iris (menos Santaolalla) se mudou para o Estados Unidos para viver nas montanhas da Califórnia , onde foram envolvidos no jazz-rock e música new age.

Gustavo Santaolalla surgiu na década de 1980 como um dos artistas e produtores que popularizou o rock além da Argentina e ajudando a ascensão do Rock en Español (com Miguel Mateos , Charly Garcia , etc), promovendo o rock atual da América Latina.
As origens da banda são rastreados para o final da década de 1960, quando Santaolalla, Ara Tokatlián, e Guillermo Bodarampé gravou uma fita demo de três músicas, e conheceu o produtor Ricardo Kleinman (dono do programa de rádio de sucesso Modart en la Noche ). Kleinman concordaram em assinar com o grupo com a condição de que eles cantassem em espanhol e só cantar em Inglês nome "Os Corvos".
Arco Iris 1969
"Arco Iris" primeiro lançou dois singles: "Lo veo en tus ojos" e "Canción para una mujer" (nenhuma relação com o Vox Dei canção com o mesmo nome). Meses mais tarde, eles lançaram um segundo single decepcionante e conheceu a ex-modelo Danais Wynnycka (aka Dana), que se tornou seu "guia espiritual", e começou a viver em comunidade com ela. Seu próximo single, "Azuis de Dana" (obviamente dedicado a Danais Wynnickacomo modelo, reflete mudanças na música também
Blues de Dana/ Quién es la chica 1970
O single ganhou o Festival de Música beat Plata del Mar . Na parte de trás desta grande exposição para a banda, Arco Iris lançou o que, basicamente, foi de dois álbuns completos em um curto espaço de tempo: seu auto-intitulado álbum de estréia ( Arco Iris , 1969), e blues de Dana em 1970, uma compilação de todos os pré-1969. Som de ambos os álbuns devido principalmente ao pop sensivel herdados pela "Beat Music", o prevalente sub-gênero do rock argentino na época.
Suite No 1 1971
Horacio Gianello substituíu o Alberto Cascino na bateria, e em 1971 Arco Iris começou a lançar uma série de singles. Eventualmente, a banda começou a trabalhar em seu segundo álbum, que seria lançado em 1972, mas agora sob o Music Hall Label. No entanto, a RCA também saiu com uma compilação de b-sides da banda, incluindo alguns no idioma Inglês, criando alguma confusão até hoje sobre a ordem das várias versões.
Não confuso foi o sucesso em todo-o-board do single "Mañana Campestre", que seriam incluídas no Tiempo de Resurrección , que também indicou tendência crescente do grupo no sentido de rock folk-sinfônica. Entretanto, Santaolalla foi capaz de manter a rocha em comprimento de um pequeníssimo graças ao seu estilo de guitarra distinto.
Tiempo de Resurreccion 1972
O grupo lançou ainda um novo recorde em 1972, o Sudamérica el Regreso à la Aurora , e um duplo LP. É geralmente considerado [ por quem? ] a primeira ópera-rock em espanhol. Ele representa o ápice da banda em termos de realização orquestral. A música oferece um universo único de rock multi-influenciado tão poucos registros em qualquer lugar, feitas de blues, folk, jazz, rock, e latim, e flui para ser ouvido como uma peça inteira. Mesmo assim, vários dos singles podem ser apreciados por si mesmos. É difícil afirmar que há qualquer coisa na música rock que se aproxima de seu 
som, e para muitos é uma obra-prima do rock argentino.
Sudamérica O El Regreso A La Aurora 1972
Com Arco Iris um dos grupos de rock mais aclamados pela crítica, Inti-Raymi foi lançado em 1973. No seguimento do ano anterior era praticamente uma tarefa impossível, mas este álbum enquanto não superior foi um digno acompanhamento e continuando sobre os temas de guitarra folclore-meets-elétricos. Mas também foi tendendo mais para a sofisticação do estilo da rocha, o que seria completamente abertos no do Arco Iris 1974 Agitor Lucens V , onde Santaolalla eo resto da banda previu com precisão a direção sinfônico e rock progressivo argentino tomaria.
Inti Raymi 1973
Se o título do álbum soa estranho, não deve ser nenhuma surpresa, então, que o tema da 'órbitas' este extraordinário trabalho em torno de uma alegados contactos pré-colombianas entre as civilizações das Américas e visitantes do espaço exterior. Sem perder sua identidade anterior, a música era mais sinfônico com segmentos instrumentais progressivas longas e uso mais pesado de teclados. Em 1975, a música de Agitor Lucens V foi apresentado em Paris, Londres, Roma e Buenos Aires com um balé dirigido pelo renomado Argentina coreógrafo Oscar Aráiz. A recepção do álbum nos círculos musicais ascensão da inspecionado Santaolalla como um dos principais do rock e do cinema produtores trilha sonora do final do século 20 
(que levou ao Academy Award no Estados Unidos e Premios Gardel na Argentina ).
Agitor Lucens V 1974
Mas esse ano também vir a ser o fim para Gustavo Santaolalla como frontman, ele deixaria de criar uma nova banda, Soluna . Depois da saída de Santaolalla, Arco Iris iria recrutar Ignacio Elizabetsky na guitarra e Mario Cortez em teclados.
Ara Tokatlián & Enrique Villegas: Inspiracion 1975
Em 1977 eles lançaram seu mais recente álbum LP Los Elementales . Sem exóticas folclóricas e elétrica influências de Santaolalla, este álbum tem claramente uma sensação diferente do anterior Arco Iris registros. É muito mais um trabalho de jazz-rock, e este seria o caminho a banda iria embarcar a partir desse ponto. O álbum foi visto como uma decepção para aqueles que estavam procurando o velho som Arco Iris, pois ela tornou-se um bem recebido entre os roqueiros progressivos. Também seria último "clássico" lançamento da banda período, bem como o fim de sua carreira como um visível e "popular" do grupo musical.
Los elementales 1977
Em 1978, os membros do Arco Iris partiu para os Estados Unidos, para viver em uma cabana em os EUA estado da Califórnia ocidental. Lá eles mudaram a sua carreira para um dos jazz, e também música new age. Nesse sentido a banda fez vários álbuns, incluindo de 1980 Cóndor e 1981 do El faisan azul , que foi lançado na Argentina em 1986. Mas eles também têm trabalhado ao lado de músicos como Herbie Hancock , Lalo Schifrin e Chester Thompson , entre outros, como um grupo de apoio.
Ara e Danais continuou a fazer música e álbuns de libertação para além 1981, incluindo tubos de Paz , In Memoriam e Paz vai salvar o arco-íris , tudo em Inglês. Danais (ou Dana), morreu em 2003.
Mañana Campestre 1979
Enquanto isso, Gustavo Santaolalla iniciou sua carreira solo em 1982 com seu álbum de estréia Santaolalla , que mais uma vez provou que ele estava à frente da curva.  O álbum contou com um som que era muito mais animado, balanço, e frívola, que previu o Som da Nova Democracia que explodiria em 1983 e 1984 e, eventualmente, levar à invasão argentina no exterior. 
Na verdade Santaolalla ajudaria a fazer 'Rock En Español "maciçamente popular além de Argentina, e depois ir para grandes coisas no filme de Hollywood que fazem nos Estados Unidos a indústria da música, bem como tornar-se um dos grandes produtores do período corrente. O que prova que a Arco Iris não é apenas um grupo historicamente significativa da década de 1970 o movimento rock argentino pelo que fizeram ao som de rock argentino, mas considerando que os membros do Arco Iris passou a contribuir para o desenvolvimento musical em muitas outras nações, Eles também lançaram uma participação como um dos grupos musicais mais importantes da Argentina nos últimos 40 anos.


DISCOGRAFIA:
1969 - Arco Iris 
Faisan Azul 1986
1971 - Suite No.1 
1972 - Tiempo De Resurrección 
1972 - Sudamérica O El Regreso A La Aurora
1973 - Inti Raymi
1974 - Agitor Lucens V
1975 - Ara Tokatlián & Enrique Villegas: Inspiracion
1977 - Los elementales
1979 - Mañana Campestre
1986 - Faisan Azul
1988 - Peace Pipes / Pipas De La paz
1996 - Peace Will Save The Rainbow
2012 - Desde el Jardin
AO VIVO:
2000 - En Vivo Hoy 
COMPILAÇÕES:
1970 - Blues de Dana/ Quién es la chica
Peace Pipes / Pipas De La paz 1988




MAIS INFORMAÇÕES:

ARCO IRIS - Argentina



Peace Will Save The Rainbow 1996






Desde el Jardin 2012


AO VIVO - En Vivo Hoy 2000















Arco Iris 1969
FAIXAS:
1. Quiero Llegar 
2. Hoy Te Mire 
3. Camino 
4. Coral 
5. Te Quiero , Te Espero 
6. Luli 
7. Canción de Cuna para el Niño Astronauta 
8. Y Una Flor 
9. Tiempo 
10. Y Ahora Soy

MEMBROS:
Gustavo Santaolalla - Guitar and vocals
Guillermo Bodarampe - Bass
Ara Tokatlian - Flutes
Horacio Gianello - Drums and percussion




Suite Nº1 1971

FAIXAS:
1. Suite No.1 (13:48)
2. Solo Tengo Amor (3:35)
3. Una Tarde Mas (5:49)
4. Y Yo Quiero (11:59)

MEMBROS:
- Gustavo Santaolalla / guitar, vocals
- Guillermo Bodarampe / bass
- Ara Tokatlian / flutes
- Horacio Gianello / drums, percussion



Tiempo de Resurreccion 1972

FAIXAS:
1. Negro y blanco
2. Vasudeva
3. Hombre de madera
4. Nuestro amanecer
5. Blues de Dana
6. Tiempo de resurrección
7. Mañana campestre
8. Garza celeste
9. Ignea, aérea y marina
10. Busca la estrella elegida 

MEMBROS:
- Gustavo Santaolalla / guitar, vocals
- Guillermo Bodarampe / bass
- Ara Tokatlian / flutes
- Horacio Gianello / drums, percussion




Inti raymi 1973
FAIXAS:
1. Elevando una plegaria al sol
2. En nuestra frente
3. Maritimaria
4. La Pastora de los peces
5. Abran los ojos
6. Adonde iras, camalotal
7. Solo como el cardo
8. No quiero mirar atras
9. Elevando una plegaria al sol (Inti Raymi)

MEMBROS:
Ara Tokatlian / Sax, organ, voice
Gustavo Santaolalla / Acoustic & electric guitar, charrango, voice
Guillermo Bodarampe / bass, voice
Horacio Gianello / drum, percussion, voice
Dana / spiritual guide




Sudamérica 
O El Regreso A La Aurora 1972
FAIXAS:

CD1 Acto primero
1. Obertura (12:52)
2. La canción de Nahuel (5:53)
3. Canto del pájaro dorado (3:30)
4. Viaje astral (2:25)
5. Tema del Maestro (2:52)
6. Iluminación (1:59)
7. Gira (3:29)
8. Sígueme (1:48)
9. El negro (1:54)
10. Los campesinos y el viajero (2:18)
11. El estudioso (2:28)
12. Oración de la partida (2:53)
13. Epílogo: Salvense ya (3:02)

CD2 Acto segundo
14. Recuerdo (3:43)
15. Canción de los peregrinos (2:34)
16. Amancay (2:09)
17. Hombre (17:10)
18. Deserción del viajero (3:00)
19. La duda de los campesinos (3:14)
20. El aliento de Dios (2:17)
21. El viajero delata a los peregrinos (6:52)
22. Persecución de los peregrinos (2:43)
23. Viaje por las galerías subterraneas (1:29)
24. Salida al inmenso lago - Iluminación (2:35)
25. Reencuentro con Amancay - Oremos (0:23)
26. Las colinas y el Maestro / Epílogo: Sudamérica (3:28) 

MEMBROS:
- Gustavo Santaolalla / guitars, charango, percussion, vocals
- Guillermo Bodarampe / bass, contrabass, percussion
- Ara Tokatlian / flutes, saxophones, keyboards, percussion, 
- Horacio Gianello / drums, percussion
CONVIDADOS:
- ''Danais'' / the voice of Amancay
- Jose Ferrari / the voice of Maestro




Los Elementales 1977
FAIXAS:
Elemental de Tierra 
1.Gob (Maestro-Mago de los Gnomos) 
2.Destilando el Perfume de los Minerales 

Elemental de Fuego 
1.Cristalizando los Rayos del Sol 
2.Djin (Maestro-Mago de las Salamandras) 

Elemental de Agua 
1.Despertar de los Hijos de la Man~ana 
2.Necksa (Maestro-Mago de las Ondinas) 

Elemental del Aire 
1.Los Nacidos del Viento 
2.Paralda (Maestro-Mago de los Silfos)

MEMBROS:
Ara Tokatlian - Saxs, flutes, mini moog, synths, piano and vocals
Guillermo Bodarampe - Bass, acoustic guitar and vocals
Ignacio Elisavetsky - Guitars and vocals
Jose Luis Perez - Drums, percussion and vocals
Dana - Vocals

Um comentário:

  1. it’s enough for us to buy a pint of beer but not enough to buy a yacht! Therefore we feel it only fair to tell you that Rated Sound is a participant in the Amazon Associates Programme, an affiliate advertising programme designed to provide a means for sites to earn commissions by linking to Amazon.
    classic rock albums

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo !
Comente, opine, se expresse! esse espaço é seu!

Total de visualizações de página