Banda britânica psicodélica de pseudônimos misteriosos formada no final da década de sessenta com um excelente álbum gravado em 1969. Na verdade, esta foi uma formação de alguns dos maiores nomes do rock progressivo no Reino Unido, incluindo Simeão Sasparella & Njerogi Gategaka (aka Steve Hillage da banda "Gong" ) . Os outros três membros Dave Stewart, Clive Brooks e Mont Campbell mais tarde formaram a banda "Egg". Este álbum keyboarddriven, Spacey, é muitas vezes comparado com "Saucer Full of Secrets" do Pink Floyd. Recomendo essa banda para os fãs do "Egg", "Gong", "National Health" e "Caravan".
Um pesado e psicodélico clássico do final dos anos sessenta muito bem categorizado como "Heavy Bluesy Psychedelic guitar". Cheio de guitarras, mas a maior parte da obra é repleta de órgão, com alguma estranheza e efeitos sonoros. Originalmente lançado em 1969 com o selo da "Evolution Records", ( hoje as cópias podem valer bem mais de £ 200) poucas cópias foram feitas, mas estranhamente vendeu muito para um selo desconhecido até então. Você pode certamente ouvir os trabalhos posteriores de "Steve" em "Khan" e até mesmo em seu primeiro álbum solo 'Fish Rising'. Provavelmente outra chance fugaz de ouvir uma peça vital do desenvolvimento musical de "Steve".
A produção tem sido freqüentemente observada nos dias de hoje para este psicodélico fuzz-fest, mas para os meus ouvidos, isso simplesmente torna ainda mais atraente e ainda empresta a atmosfera musical correta.
Na verdade, o principal problema com a produção parece ser a ausência quase completa de compressão e reverb, onipresente ou em excesso na obra, levando a que pode ser considerado "uma distorção excessiva". No entanto, tenho que dizer que acho um verdadeiro banquete de fuzz e feedback com uma grande variedade de dinâmicas e um som muito completo para cada instrumento nos arranjos, um som bonito e ao mesmo tempo poderoso. O álbum auto-intitulado e de pseudônimos psicodélicos é uma viagem surreal através de uma variedade de estilos musicais que vão além da psicodelia no adequado reino do Rock Progressivo. A banda seriamente faz bons grooves e raramente alguns tipos de erros e fluff que afligem muitos álbuns Krautrock desta época.
Eu já vi muitas comparações feitas com "Pink Floyd", e vou desmascarar a maioria desses rumores aqui e agora. O longo som de órgão que "Dave Stewart" produz é muito mais parecido com a banda "Deep Purple" ou mais precisamente falando "The Nice", inspirado, como foi, por Keith Emerson, o trabalho de guitarra de Hillage (embora não seja a luz que conduz o space rock que ele iria tornar-se na banda "Gong" e em seu trabalho solo, é absolutamente notável. Especialmente quando você considerar que ele tinha 17 anos na época e os outros músicos estavam na base de vinte anos quando eles fizeram esta gravação, então o profissionalismo e a musicalidade já eram extraordinárias.
Pense na banda "Hawkwind" no seu melhor momento e você estará perto de "Arzachel".
Steve Hillage |
DISCOGRAFIA:
- 1969 - Arzachel
- 2007 - Uriel / Arzachel Collectors Edition
Arzachel 1969
FAIXAS:
1. Garden of Earthly Delights (2:40)
2. Azathoth (4:11)
3. Queen Street gang (4:20)
4. Leg (5:31)
5. Clean innocent fun (10:24)
6. Metempsychosis (16:19)
Total Time: 44:22
MEMBROS:
- Basil Dowling (Clive Brooks) / drums
- Njerogi Gategaka (Mont Campbell) / bass, vocals
- Sam Lee-Uff (Dave Stewart) / organ
- Simeon Sasparella (Steve Hillage) / guitar, vocals
Uriel 2007
FAIXAS:
1. Garden of Earthly Delights (4:26)
2. Azathoth (4:26)
3. Soul Thing (4:32)
4. Leg (5:49)
5. Clean Innocent Fun (10:34)
6. Metempsychosis (16:58)
7. Introducing the Bass Guitarist (:21)
8. Egoman (4:12)
9. Swooping Bill (3:19)
10. The Salesman Song (2:56)
11. Saturn, The Bringer of Old Age (3:45)
12. The Stumble (:46}
Total Time: 1:00:29
MEMBROS:
- Dave Stewart / organ, piano
- Mont Campbell / bass, vocals, French horn, tuba
- Clive Brooks / drums
- Steve Hillage / guitar, vocals
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo !
Comente, opine, se expresse! esse espaço é seu!