Expandir Player



Sua enciclopédia de rock progressivo

Participe tornando-se um seguidor


Não temos links de downloads

Abus Dangereux, Jazz Rock/Fusion, France






"Abus Dangereux" é a banda de "Pierrejean Gaucher", o guitarrista. Seu amor pela música começou aos 10 anos quando recebeu em seu aniversário o single "Let It Be" dos "Beatles", Isso o fez continuar a explorar a música e obter outros álbuns como "Deep Purple" e "Pink Floyd" que levou-o a ouvir prog também como "Yes", "Genesis", "King Crimson"... logo depois ele conheceu fusion e jazz, influenciado por bandas prog como "Soft Machine", "Gong", "Magma" e "Mahavishnu Orchestra". No entanto, seria necessário mais alguns anos, até que ele conhecesse o jazz moderno e começasse a estudar guitarra no mesmo momento. 

Com a idade de 18 anos (1977), ele começou o projeto "Abus Dangereux". O nome foi escolhido como uma referência a um aviso de saúde nos maços de cigarros (o primeiro baixista era um fumante assíduo), como lembra o primeiro álbum, "Le Mouvement Quatrieme" lançado em 1980 e foi um trabalho da banda em que todos fizeram a sua parte na composição das faixas. Assim, o heavy fusion e influências Zeuhl não é o único "defeito" de "Gaucher". Olhando para trás, ou melhor, ouvir de volta, ele dá muito crédito ao tecladista "Eric Bono", no entanto, a programação do arranjo para o primeiro álbum era temporária e contratados músicos seriam necessário para a gravação em estúdio. Apenas "Eric Bono" e "Laurent Krewina" tocaram antes na composição do arranjo com "Abus Dangereux". O álbum em si foi gravado em Londres, no estúdio "Rockstar" em dezembro de 1979. Eles tiveram que cortar de 2 horas para cerca de 40 minutos para não ultrapassar o limite de gravação.
Este álbum contem (como "Gaucher" disse em uma entrevista) todas as influências musicais que absorveu até então, o que explica o corte necessário da obra de 2 horas. Ele também afirma que este é um álbum imaturo e ouve sua guitarra tocando horrivelmente, e ainda assim, ele é orgulhoso deste álbum, e ele deveria, esta versão  tem emocionantes faixas rock jazz/fusion com influências Zeuhl que podem ser ouvidas na percussão e no baixo.
Entre este primeiro álbum e o próximo, "Gaucher" passou por seis meses em "Berklee" (Boston) para estudar música onde descobriu o jazz moderno e inspirou-se a começar a compor mais músicas orientada por jazz. 

De acordo com isso, os próximos álbuns eram mais jazz-rock na natureza, entretanto, a banda se dissolveu e o único membro restante foi "Alain Mourey" o baterista. Em janeiro de 1981 "Benoit Moerlen" se juntou ao grupo para vários shows antes da pausa temporária, que surgiu o álbum ao vivo lançado em 1985, depois disso "Gaucher" encurtou o nome para "Abus" em 1986 e começou a usar computadores e programação em sua música. O encurtamento do nome foi para refletir a nova cara da banda e tentativa de atingir um público maior com o novo som. Em 1991 veio o último álbum "Manèges" e uma turnê sul- americana. "Gaucher" estava cansado da banda e continuou com seu novo projeto "New Trio" onde ele se concentrou mais em sua forma de tocar guitarra.



 DISCOGRAFIA:
  • 1980 - Le Quatrieme Mouvement
  • 1982 - Bis
  • 1983 - Happy French Band
  • 1985 - LIVE Recorded at the New Morning (Paris) in march,

MAIS INFORMAÇÕES:
Site Oficial de Pierrejean Gaucher
Facebook / Youtube

Le Quatrieme Mouvement 1980
FAIXAS:
1. Le roy est mort, vive le roy (7:40)
2. Le Quatrieme Mouvement (5:15)
3. Interlude (1:00)
4. Funk au Chateau (2:55)
5. Theme D'Hiver (3:00)
6. Ballade Courte (9:10)
7. Danse du Paques (5:57)
Total Time: 35:01

MEMBROS:
- Pierrejean Gaucher / guitars
- Eric Bono / piano, keyboards
- Laurent Kzrewina / saxophones 
- Alain Mourey / drums
- Pascal Gaillard / bass
- Sylvie VoiseE / vocal
- Caitriona Walsia / vocal
- Dan Ken / vibes 
- Arnaud Jarlan / percussion
- Nigel Warren Green / cello 




Bis 1982
FAIXAS:
1. Radio Pékin (3:57)
2. Phaedra (8:24)
3. Nostalgy square (8:26)
4. Bulletin météo (8:03)
5. Summer homework (7:34)
Total Time: 36:30

MEMBROS:
- Pierrejean Gaucher / guitars
- Arnaud Devos / vibes, marimba, percussion
- Bobby Rangell / sax, flute
- Philippe Euvrard / bass
- Alain Mourey / drums




Happy French Band 1983
FAIXAS:
1. Happy Band (7:54)
2. Abu's Blues (5:33)
3. Aye Schingao (4:43)
4. Voyage Sans Étiquettes (23:46) 
Part 1, 2, 3, 4 & 5
Total Time: 41:01

MEMBROS:
- Pierrejean Gaucher / guitars
- Arnaud Devos / vibraphone, marimba, percussions
- Bobby Rangell / saxophones , flûte
- Guillermo Benavides / bass
- François Verly / drums, percussions
- Frédéric Martin / trumpet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo !
Comente, opine, se expresse! esse espaço é seu!

Total de visualizações de página